terça-feira, novembro 15, 2005

Há coisas sobre as quais vale a pena pensar

Não costumo perder tempo com e-mails onde estão anexados ficheiros powerpoint. Trata-se, quase sempre, de divagações pseudo-poéticas sobre a vida, a felicidade, etc. Acredito que a simples hipótese de alguém tentar reduzir quaisquer uma destas a uma apresentação powerpoint é, no mínimo dos mínimos, ridícula e inacreditável. Mas há quem o faça e, enfim, cada um usa o seu tempo como quer.
Porém, ontem recebi um e-mail cujo assunto é o mesmo do tópico deste post. Ao longo de vários diapositivos, vão sendo mostradas imagens de crianças de ambos os mundos : do desenvolvido e do em desenvolvimento (ou com esperanças disso). É inevitável não ficarmos minimamente perturbados pelo que ali é mostrado mesmo que, como é o meu caso, não seja uma novidade.
Há vários anos, quando eu e outros começámos a navegar pelas ondas da internet, uma grande querida fez questão de espalhar um site onde, com um simples click, ajudamos quem tem fome no mundo sub-desenvolvido (pelo menos nós, de boa vontade, assim acreditamos). A ideia é bastante simples : ao clicar no sítio apropriado, é aberta uma janela de publicidade e o respectivo patrocinador compromete-se a doar um valor para causas que se dedicam a combater a fome.
Lembro-me que, na altura, The Hunger Site era a minha homepage (ainda no tempo da Telepac... Que tédio aquela velocidade...), e sempre que me conectava lá ía eu, convencido de que estava a ajudar, clicar naquele botão.
Assim, tendo a certeza que as minhas visitas são pessoas do mundo e pró-mundo (pró-globalização, numa referência ao Professor), juntei The Hunger Site aos meus vizinhos. De alguma maneira ainda desconhecida, vou tentar dar destaque à referência para que nunca ninguém se esqueça.