terça-feira, fevereiro 28, 2006

Delicadamente esculpida

(...)silêncio diz muitas vezes muito mais do que nós alguma vez poríamos em palavras... E que confortável!(...)
Foi preciso um processo de aprendizagem para que eu consiga, hoje, concordar com estas palavras. Já o disse, já o admiti.
Se alguma conclusão há a tirar, é que temos maneiras diferentes de lidar com as situações. Dedução de génio, não? Mesmo que elementar, não deixa de ser verdade.

De qualquer maneira, andei recentemente a ler um livro que me deram por alturas de um Natal. Por lá encontrei as seguintes frases:
O nosso objectivo não é transformarmo-nos um no outro, mas conhecermo-nos e acostumarmo-nos a ver e venerar cada qual no outro o que o outro é.
Hermann Hesse
Uma amizade delicadamente esculpida, cuidada como se cuida de uma obra de arte, é o topo mais alto do universo.
José Ortega y Gasset
Escrevo-as aqui, porque os seus autores conseguiram, melhor do que eu, escrever aquilo em que acredito.

Pequenas notas

Excelente episódio de C.S.I.
Vi ontem Brokeback Mountain. Heath Ledger está muito bem, e o filme conseguiu que eu saísse da sala de cinema com uma estranha sensação angustiante. As razões não as posso explicar, porque de certo haverá algum dos visitantes a esta Casa que nunca viu o filme.
Transamerica está muito bom. O filme é todo de Felicity Huffman. Não por representar a personagem principal, mas pela sua qualidade de representação que é, no mínimo, incrível.
O ridículo da censura norte-americana atinge, a cada dia que passa, níveis ofensivos. Hoje, durante o Oprah Show (enquanto a matriarca preparava a alimentação nocturna deste seu dependente), apercebi-me que até obras de arte são censuradas. Tratava-se de um pequeno excerto do filme Crash (excelente filme, aconselho!!) onde se vê uma estátua tipo Vénus de Milo. Para que o excerto pudesse ser transmitido, a produção alterou a imagem na zona do peito da estátua. É ridículo! É estúpido!
Nunca o fiz, mas agora lembrei-me : obrigado a quem deixa comentários nas paredes desta Casa. Gosto! É giro!

Palavras certas

Palavras certas? Nunca tal coisa me passou pela cabeça. A presunção (ou água benta) que eu tomo não chega a esse nível, ao contrário do que, parece-me, pensas.
Palavras pensadas? Sim, quando nos disponibilizamos a isso (nem sempre há vontade para medir as consequências). Raciocínios coerentes? Tentamos, sabendo que nem sempre acontecem. Agora fazer das primeiras lei, e tomá-las como certas, longe de mim tal coisa.
Acredito que a palavra tem toda a importância (aprendi-o com uma certa Professora), e dita entre duas pessoas, para essas e para mais ninguém, torna-se a ligação (talvez, admito, juntamente com os silêncios partilhados como aprendi).
Possivelmente, dir-me-ás que assim se perde a espontaneidade e com ela alguma da verdade. Não concordo. As coisas podem ser ditas de outras formas, se nos disponibilizarmos a isso, evitando mal-entendidos ao mesmo tempo que se diz o que se pensa.
Mas isto sou eu.
Outras visões do mundo das palavras existirão.
Só não percebi o porquê da suposta cara triste.

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Mudanças

Estive a olhar para o template desta Casa e achei que Prato do Dia não fazia sentido. Afinal isto não é propriamente um restaurante.
Passamos a ter uma atmosfera tipo elevador, com a devida música ambiente.
Para além da mudança de nome, altera-se também a música. Toca agora Kanye West com Roses.
I smile
The roses come to see me
And I can't wait for a sunny day
(I'm seeing it through your eyes)
Can't wait for the clouds to break

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Em relação à Miss Algemas-do-Amor, acho que ela devia contar a sua história envolvendo membros da polícia britânica. Até lhe cedo as paredes desta Casa. Vale a pena!!

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Nem é tanto o dia ter mais horas, mas sim a hora ter mais minutos e cada minuto ter sessenta palavras.
Talvez assim.

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Cambridge

Cambridge

Cambridge

A amiga tem toda a razão. Falta Cambridge.

Timor

Por estes dias o Presidente encontra-se por terras de Timor Lorosae, naquela que é a sua última grande visita oficial.
Achei que devia abrir as portas desta Casa a este assunto, porque não me esqueço dos três minutos de silêncio que fizemos. Não me esqueço dos panos brancos à janela. Não me esqueço das manifestações à porta da embaixada dos EUA. Não me esqueço do cordão humano que ligou Portugal.
Mesmo que Portugal seja um pequeno jardim à beira-mar plantado, por alturas do referendo de 1999 tudo o que se passou em Timor foi coordenado a partir de Belém, numa maratona de vários dias durante os quais Sampaio e Guterres falaram constantemente com os líderes mundiais.
O resultado é o que se vê: Timor é hoje apresentado como exemplo em todo o mundo, como um país que se consegue desenvolver quando as ajudas são correctamente aplicadas.
Timor é o país que mais beneficia das verbas destinadas por Portugal à ajuda internacional: cerca de 170 milhões de euros entre 1999 e 2005. Esse dinheiro ajudou a que os serviços escolares estejam a funcionar quase a 100% em todo o território; ajudou a que os serviços de saúde se renovem a um ritmo acelerado; ajudou na justiça, no saneamento básico, no planeamento do território.
Valeu a pena tudo o que se passou em 1999.

CSI by Tarantino

A não perder, no dia 28 de Fevereiro, dose dupla de CSI no AXN. Será transmitido o final da quinta época, composto por dois episódios escritos e realizados por Quentin Tarantino.

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Londres

Londres

Londres

Londres

Kristen Bell


Depois de horas de puro tédio passadas naquela zona que não se percebe bem onde é, entre a realidade e fora dela, há sempre boas notícias que nos esperam.
Quando voltei tinha à minha espera algumas dezenas de notícias para ler, mas a que merece destaque é a de Kristen Bell que se mostra neste preceitos à Maxim.

Voltando à realidade

Serve este post para avisar que as portas desta Casa se voltam a abrir depois de uns dias de interrupção.

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Também li esses nomes algures (definitivamente tenho de começar a guardar os links). Lembro-me que quem mencionava esses nomes usava como fonte uma outra pessoa que já tinha escrito cerca de 4000 posts noutro fórum, logo, como é óbvio, trata-se de uma fonte credível. Essa pessoa das 4000 mensagens tem uma irmã que conhece alguém que trabalha na revista oficial do Manchester United e que garante serem estes os nomes. Fontes credíveis, claro está! Fontes credíveis, porque nesta Casa não se usa outra coisa.
Como podes imaginar os nomes não me dizem nada, mas isso não quer dizer que não seja facto a relatar nesta Casa!

Ilha artificial

É incrível como uma notícia destas passou relativamente despercebida.
Um empresário holandês pretende construir uma ilha artifical, em forma de vieira, ao largo da costa algarvia, ali para os lados de Vale do Lobo.
O projecto prevê um casino, um campo de golfe de 18 metros, um restaurante subaquático, um heliporto, 700 a 1000 habitações, um hotel, etc, etc, etc.
Obviamente, os projectos existentes no Dubai servem de inspiração.
O que me faz confusão é não se ouvir falar mais disto.

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Seguindo a linha de raciocínio que me levou a escrever post tão interessante como o anterior, achei por bem partilhar que Paris Hilton (quem não conhece Paris Hilton) terá sido convidada para representar Madre Teresa num novo filme a ser rodado na Índia e noutros países.
Limito-me a partilhar. Não faço comentários.

Grande reportagem

São jornais destes que fazem falta em Portugal. O News Of The World que, como devem saber, é aquele jornal que está logo ao lado do The Sun em termos de credibilidade, lança hoje a confusão por terras de Sua Majestade (tu que aí moras, atreve-te a desmentir-me!).
O jornal revela que um dos seus colunistas viu imagens de dois jogadores de futebol, um deles terá mesmo feito parte da Selecção Inglesa por várias vezes, em jogos sexuais bastante alternativos envolvendo um telemóvel. Diz o jornal que os actos são demasiado obscenos para serem relatados, e que ainda envolvem uma terceira pessoa, outro homem, bastante conhecido no mundo da música.
Como nesta Casa não queremos que falte nada aos nossos convidados, aqui está o link.

Na sala de espera

Não se percebe as constantes notícias sobre falta de médicos neste país. Basta passar uma hora na sala de espera de um consultório, para ficarmos a par dos conhecimentos básicos para exercer Medicina. Eles trocam sintomas, trocam doenças, comparam medicamentos, explicam as bulas que já sabem de trás para a frente e de pernas para o ar. Eles conhecem os mesmos médicos, as mesmas cadeiras das mesmas salas dos mesmos hospitais. Quase que podem ser chamados de profissionais da doença (com o devido respeito para o sofrimento de cada um).
Claro está: ao aluno que assiste a estas discussões está garantida dor de cabeça, e respectiva dose de tédio!
Realmente não mencionei. Mas deixa-me corrigir-te: ele não esteve no Will & Grace, ele está no Will & Grace. Parece que veio para ficar, desconfio que será até ao fim. Em relação ao beijo, aquilo foi das piores cenas da série, tenho de admitir. Muito falso, muito falso!

Depois de um dia em Lisboa

Lisboa tem ainda meiguices primitivas de luz e de frescura; apesar dos asfaltos, das fábricas, dos gasómetros, dos cais, ainda aqui as Primaveras escutam os versos que o vento faz; sobre os seus telhados ainda se beijam as pombas (...).

Eça de Queirós

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Coincidências

A meio de uma conversa em que nada disto foi referido:
Ela: Qual é o teu signo?
Eu: Peixes, porquê?
Ela: Logo vi. Habitua-te.
Eu: Ao quê?
Ela: Ao mundo da lua... a sonhos a mais.

Leitura aconselhada

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Estava a submeter o outro post, e lembrei-me de Pessoa. Mas só desta quadra. Não vale a pena procurar o resto.
Entre o sono e o sonho,
Entre mim e o que em mim
É o quem eu me suponho
Corre um rio sem fim.

Sonhando

Malditos sonhos. Não há noite em que não sonhe. Até aqui tudo bem.O que eu quero realmente dizer é que não há manhã em que não me lembre do que sonhei. Não raras vezes, acordo a meio da noite, em pleno sonho, e a passagem da imaginação para a realidade nem sempre é feita da melhor maneira (há testemunhas disso).
Mas sonhar, ao contrário do que se diz, nem sempre é bom.
Numa manhã recente acordei e lembrei-me do que tinha sonhado. Tinha sido um bom sonho, que me deixou com uma sensação de conforto e segurança que não sinto normalmente.
Mas hoje foi diferente. Velhos fantasmas apareceram e trouxeram com eles detalhes recalcados, situações esquecidas convenientemente distorcidas pelo sub-consciente, elemento capaz de hiperbolizar o que de pior cada coisa tem. Trouxeram angústia e medo (um dia hei de falar do medo. Cada vez mais consigo delinear os meus medos, o que me parece um exercício estupidamente masoquista, porque obriga à construção de cenários, à suposição de emoções. Aconselho!). Perturbaram-me o suficiente para não voltar a dormir descansado.

terça-feira, fevereiro 07, 2006


Não há nada que o Google não descubra, e aqui está a foto mesmo antes de a revista estar nas bancas. Hurrah Google.
Ignoremos o Tom Ford. Não sei o que ele faz ali e, sinceramente, não quero saber. A outra menina é Keira Knightley.
Proponho feriado internacional amanhã, dia 8. Scarlett Johansson aparecerá na capa da Vanity Fair tal qual veio ao mundo (talvez um pouco mais desenvolvida). Terá, segundo fontes muito bem colocadas, um braço a tapar o seu bonito e saudável colo, enquanto a sua extremidade traseira se mostrará em todo o seu esplendor. Escusado será dizer que, correndo o risco de desrespeitar alguma lei, as paredes desta Casa serão logo que possível decoradas com tal obra de arte.

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Rock In Rio

Nesta Casa ficou hoje a saber-se que Da Weasel estarão no Rock in Rio, mais precisamente no dia 3 de Junho.
Os nomes confirmados, que vão aparecendo a conta-gotas, são : Da Weasel, Carlos Santana, Ivete Sangalo, Jota Queste e Xutos.
Conforme vá sabendo novidades, vou postando!
Falemos então de coisas inteligentes...
Britney Spears terá uma participação naquela que é a última temporada de Will & Grace. Interpretará o papel de uma cristã conservadora a quem foi atribuído um papel de apresentadora no programa de Jack, transmitido numa televisão dedicada ao público gay.
Britney junta-se à lista onde já estão os nomes de Matt Damon, Demi Moore, Cher, Madonna... etc.
Depois de dar uma vista de olhos pelas notícias que fui escrevendo relacionadas com a querida Angelina apercebo-me de uma coisa: preciso de dedicar o meu tempo a coisas bem mais inteligentes... Vejamos o que sai no post seguinte.
O responsável pela gravidez da mui querida Angelina está interessado em fazer um filme em que interprete uma personagem gay. Influências do Cavalo de Tróia, talvez. Segundo esse distinto jornal que é o The Sun, o rapaz-cujo-nome-eu-teimo-em-não-me-recordar quer aproveitar o recente sucesso de filmes com temática gay, como Brokeback Mountain.
Para terminar esta excelente peça de jornalismo, o jornal faz questão de relembrar que o rapaz (já de 42 anos, portanto a acabar os seus dias) usou bastantes túnicas ao tempo da gravação de Tróia e, prova inquestionável da sua escondida homossexualidade, protagonizou Interview With The Vampire onde havia um tom de romance entre ele e Tom Cruise.
Angelina, amiga, tu que me lês guarda bem isto: foste enganada.

Leitura aconselhada