quinta-feira, setembro 29, 2005

Jackson Pollock



Achei que já era altura de mais uma referência cultural. Desta vez Jackson Pollock com Summertime: Number 9A exposto na Tate Modern (pequeno momento de cagança : eu estive lá, eu vi!).
Este quadro tem cerca de 5 metros e meio de comprimento por 1 metro de altura, e ocupa uma parede inteira de uma das salas da Tate.
Mais tarde falarei de Pollock... Apreciemos primeiro!

(Pequena nota: infelizmente a imagem não permite tirar o melhor partido da pintura... Podemos sempre procurar no Google...)

Will & Grace - 8th Season

Estreia hoje a oitava e última época de Will&Grace.
Hoje é um daqueles dias em que eu tenho realmente pena de não receber a NBC em directo. O episódio de hoje é transmitido em directo!! Na verdade, serão transmitidos dois episódios : um para a costa Este dos EUA e outro para a costa Oeste. Graças à diferença de fuso horário, os escritores aproveitaram a pausa entre episódios para alterar piadas que não tenham corrido tão bem.
Para além disso, diz a má-língua que o elenco de Will&Grace é dos que mais se engana e dos que mais interrompe as gravações devido a ataques de riso.
Isto promete...

The West Wing - Season 7

They are back!!!Jed Bartlet and friends!
De todos os programas que vou seguindo, este era aquele que mais ansioso me deixava. Depois de uma época não tão brilhante como as anteriores(principalmente devido ao afastamento de Aaron Sorkin), estava curioso para ver como conseguiriam salvar o barco.
Pelo que percebi do primeiro episódio (muito bem feito, muito bem filmado), e caso conseguiam manter o nível deste recomeço, tenho a certeza que esta série acabará com a qualidade de outros tempos (fosse com a qualidade da segunda e terceira época e seria o ideal).

quarta-feira, setembro 28, 2005

Desperate Housewives - Novidades

Courteney Cox, a Monica de Friends (corrige-me se estiver enganado Ana), está em negociações para representar uma doente mental que foge de uma instituição psiquiátrica, durante a segunda época de Desperate Housewives.

Counter Statistics

Assim numa explicação muito rápida, a minha Casa tem algo semelhante a um registo de entradas, onde fica guardado o endereço a partir do qual uma pessoa cruza os portões aqui da Mansão.

Porque no fundo todos queremos atenção e, se soubermos de onde ela vem, melhor ainda, consulto regularmente as listagens para ver se alguém se refere à Casa algures na blogosfera.

Agora... eu acredito tanto nesta porcaria, como sei lá o quê. Principalmente quando esta porcaria (e peço a vossa atenção para o carinho usado sempre que me refiro ao dito registo) me diz que há um senhor que escreve livros de auto-ajuda algures na China que me tocou à porta. Cúmulo dos cúmulos, este senhor acredita na teoria das energias ou coisa que o valha (W&A se isto é coisa tua, a gente chateia-se).

Esse iluminado senhor tem posts no seu blog onde aconselha a, e isto é só um exemplo, ouvir a Rádio da Sabedoria. Ou ainda : o que faríamos no papel de um caracol.

O meu preferido : "Para avançar na vida, evite os extremos". Tópico bastante bem acompanhado com uma imagem de cinco bailarinas asiáticas...

Oh meu senhor... não me canse!!

Tentativa de resposta à querida

Começo por lembrar que (infelizmente) não fui eu que escrevi aquele texto. Limitei-me a deixar aqui o link pela coincidência da ideia com o tempo que vivo.
De tudo o que Miguel Maduro escreveu, escolhi este excerto por achar que nele se rompe o preconceito existente para com o silêncio (sim W&A, levei tempo a aprender e, aqui, humildemente, me curvo perante este facto).

Várias vezes me tentaram explicar que o silêncio nem sempre é mau e eu, muito à minha maneira, recusei aceitar isso. Até que um dia percebi ser necessário uma grande capacidade de partilha e de confiança para ser suportável a permanência junto a outro ser humano em total silêncio. Percebi ser necessário um grau de intimidade raro, para conseguir fecharmo-nos em nós próprios e pensarmo-nos enquanto a respiração do outro deixa presente no nosso sub-consciente que não estamos sozinhos.

Do pensar a minha pessoa rapidamente usei o silêncio para pensar a outra pessoa. Porque o silêncio não serve só para nos descobrirmos, para nos conhecermos enquanto ser único. Serve também para receber os outros, seja num olhar, num gesto ou numa respiração. Serve também para compreender a receptividade que o outro tem por nós.

A curiosidade não se satisfaz só com palavras. Satisfaz-se com palavras, mas também com actos, com hesitações, pausas, interrupções.

Miguel Maduro diz, no fim do seu artigo, que "O silêncio pode ser mesmo o melhor instrumento da narração. (...) É uma pista deixada ao leitor." Ninguém se compreende totalmente, nem espera que o compreendam assim (todos nós precisamos dos nossos pedaços para poder gozar em silêncio). Mas o que todos queremos, mais tarde ou mais cedo acabamos mesmo por precisar, é que nos acompanhem de alguma forma, nem que para isso seja preciso deixar pistas, caminhos, construídos em silêncio. Num daqueles silêncios partilhados em que sabemos que o outro está curioso e que, ao nosso ritmo, nos quer conhecer.

Seja em que sentido for o silêncio é a única linguagem que apenas a nós pertence.

Diana Krall

Esta Casa orgulha-se de receber o Jive de Miss Diana Krall (ainda não consigo aceitar que se tenha casado com Elvis Costello...) Hit that jive Diana... Hit that jive!!!!

Bom dia!!!


Eu, duas grandes queridas e o Sr. Gonçalo Mendes Ramires d'"A Ilustre Casa de Ramires"... Nós três estaremos algures numa praia como esta!

segunda-feira, setembro 26, 2005

Na minha casa de paredes caídas

Se não estamos com atenção, a dedicação dos outros passa-nos despercebida.
Vivemos a acreditar em grandes concepções teóricas sobre o verdadeiro sentido da vida e como o encontrar mais tarde ou mais cedo, esquecendo-nos de interiorizar cada momento, por vezes deixando fugir aqueles segundos em que nos é aberta uma porta. E não, não é uma porta definitiva, uma porta que nos guie por caminhos. Não! É uma porta que, ao invés de nos deixar entrar, permite a libertação de algo que só nós compreendemos.

No meio de uma conversa banal, as palavras "nunca me contaste a tua história" assim dispostas, organizadas, ganham feitio de chave, sem que a outra pessoa saiba. A porta da casa que em nós transportamos é aberta e algo forma um pensamento "o quê? a minha história?" De certeza que não é a minha história. É, sim, a história que eu estiver disposto a contar, que criar naquele momento. Mas não. A rapidez sincera com que aquelas palavras se conjugam leva realmente a acreditar que se espera pelo meu passado.

O meu passado acaba por não ser contado. Talvez no futuro, um dia. A frase consegue perturbar os alicerces e, antes que a casa desabe, fecha-se tudo, as luzes apagam-se, ficando só aberta a porta por onde entra agora uma brisa, acolhedora, reconfortante.

domingo, setembro 25, 2005

Supernatural - 2º Episódio

Como estou a ficar com sono, vou-me fazer homenzinho e ver o segundo episódio de Supernatural. Provavelmente, voltarei a escrever lá para as 3 da manhã, depois de me ter certificado que não existem monstros no armário ou debaixo da cama...

Everybody Hates Chris

Vi e gostei. Escrita e narrada por Chris Rock, esta série é uma daquelas raras ocasiões em televisão onde os protagonistas são pretos. E no horário nobre, mesmo que de um canal de cabo.

Frase que resume tudo :
(...)like rock'n roll, school shootings were also invented by blacks and stolen by the white men.


Chris Rock no seu melhor...

Vizinhos

Pois que me lembrei de começar a apresentar vizinhos da blogosfera... Foi assim um ar que se me deu...(este português!!enfim...)

- O Blog Do Rapaz foi o culpado por eu entrar na blogosfera. Antes já tinha tentado umas incursões menos bem sucedidas, mas o template do Rapaz (simples, mas muito bom) levou-me a mais uma tentativa.

- Bandeira ao Vento, para seguir diariamente os cartoons de Bandeira.

- A Armadilha Das Palavras veio ocupar o lugar do primeiro blog que eu li : A Espada Relativa.

- Os que estão aqui ao lado são, na maioria, blogs políticos. No meio deles estão os Marretas que enfim... Aquilo é política também, mas feito pelos Marretas.

- Miss Pearls é o bom gosto blogosférico no seu melhor.

- Sobre o Sol de Londres já antes falei, e volto a aconselhar!!

- Last, but not the least Ha Vida Em Markl. O moblog do Sr. Nuno Markl, e está tudo dito!

Por agora é só. Mais vizinhos aparecerão no futuro.

My Name Is Earl

Ontem vi o primeiro episódio de My Name Is Earl.
Depois de tudo o que li, esperava um tipo de comédia mais explícito, mais concreto. Mas não! E, como acontece sempre que nos acontece algo contrário ao que esperávamos, não consegui apanhar na totalidade o juice da série.
Será, obviamente, dada uma segunda oportunidade, porque me parece que tem potencial.
Li algures que My Name Is Earl segue os passos de Arrested Development. Mas porque raio não vejo eu Arrested Development?!

How I Met Your Mother e outros que tais

A Ana, essa grande querida, fala do Everybody Hates Chris, How I Met Your Mother, and others...
Infelizmente ainda não tive tempo para ver. A Matriarca ainda não está a 100%, por isso nós cá em casa (não esta, atrás do Sol, porque nesta mando eu) continuamos a viver uma (muito nossa) representação das sanzalas (sem qualquer tipo de tom depreciativo, entenda-se!) : Talvez por saber que eu gosto de teatro, a Matriarca atribuíu-me o papel de escravo, enquanto a Sinhá dá ordens. E se a Sinhá diz, o escravo faz.
Ou seja, não tenho conseguido manter um ritmo aceitável de consumo!! Mas tudo será recuperado... eventualmente...

Desperate Housewives - 2nd Season - Premiere

Aos poucos e poucos, a rotina volta a ser rotina!
Estreia hoje a segunda época de Desperate Housewives. Lembremo-nos, então, onde nos deixaram no fim da primeira época :
- O sexualmente alternativo Rex morre de morte matada.(O homem da farmácia será castigado?! AH! Esperemos!)
- A desastrada e anoreticamente-magra Susan está, pobrezita, presa na casa do criminoso-canalizador acompanhada do extremamente-assustador Zach que, para quem não se lembra, ostenta uma portentosa(não tanto) arma!
- Lynette aceita o desafio do marido e procura emprego enquanto o traídor-Tom fica em casa tratando dos filhos. (AH! Será que nesta série Lynette descobre o segredo que Tom contou ao pai quando este os visitou?!)

Reparo que não referi Edie Britt... Hum. Não me lembro do que ela anda a fazer. Mas o que interessa, desde que as suas duas amigas que ela tão carinhosamente transporta consigo, dia e noite, estejam presentes?!

O que acontecerá desta vez?! Não sei. É esperar para ver!!

The West Wing - 7th Season

Finalmente!!!! A 7ª, e talvez última, época de The West Wing.
Não andei procurando spoillers, nem grandes informações. Sei, no entanto, que Janeane Garafalo participará em, pelo menos, 3 episódios como Communications Director do candidato Matt Santos. Pelo que li, Janeane vai representar uma mulher de sucesso mas controversa, que acaba por entrar em conflito com Josh Lyman. Curiosamente, Moira Kelly teve um papel semelhante na primeira (e talvez segunda, não sei ao certo) época.
Esta série já não é o que era, admito. Perdeu aquele encanto de mostrar os bastidores da Casa Branca, de como as coisas acontecem. Porém, tornou-se um hábito, e como tal não se contraria! Aprecia-se!! Que venha mais uma season, portanto!

Lost - Será que é esta a explicação?!

Eu não vou sequer traduzir o que está nesta página... Aconselho a leitura a quem se questiona que raio de números são aqueles. Isto é, no mínimo, assustador!!

sexta-feira, setembro 23, 2005

Silence Becomes It

The silence came bursting through the walls that night.


Ladies and gentlemen, mesdames et messieurs (Deus queira que isto esteja certo), senhoras e senhores!!!! Silence 4 chez moi!!

Sábias palavras

Nunca te aches demais: Tudo o que é demais sobra. Tudo o que sobra é resto. Tudo o que é resto vai para o lixo.

escrito por uma amiga.

Este blog começou por ser sobre televisão. Eventualmente, há de voltar. Muita coisa nova vista, muito comentário para fazer, mas por enquanto divirto-me com posts sobre tudo menos isso!

quinta-feira, setembro 22, 2005

São anjos



Vi florestas e danças e tormentos,
Cantavam rouxinóis e uivavam ventos
Nos céus atravessados por cometas.

Vi luz a pique sobre as faces nuas,
Vi olhos que eram como fundas luas
Magnéticas suspensas sobre o mar.

Vi poentes em sangue alucinados
Onde os homens e as sombras se cruzavam
Em gestos desmedidos, mutilados.

Levada por fantásticos caminhos
Atravessei países vacilantes,
E nas encruzilhadas riam anjos
Inconscientes e puros como estrelas.

Sophia de Mello Breyner

Outono



Diz a NASA que o Outono começa oficialmente às 23:23 (hora de Portugal Continental). Se a NASA diz, o povo acredita!

quarta-feira, setembro 21, 2005

Se precisarem de mim...



... estarei aqui.

terça-feira, setembro 20, 2005

Memórias

Para tentar ajudar um amigo, andei a mexer na colecção de discos e cds dos meus pais e dei de caras com essa mítica colectânea "Discos Pedidos do Reader's Digest". Já não me lembrava da capa, onde uma locutora de rádio fala ao telefone no estúdio enquanto olha alegre e gulosamente para uma garrafa de tinto poisada sobre a mesa.

Cá em Casa passou a ser ouvido Nino Fidenco com La Casa d'Irene. Estes cds, e esta música em particular, fazem-me lembrar longos passeios de família por terras de nuestros hermanos. Ao som do Reader's Digest, dos Queen, dos Abba, lá fomos os 4 conhecendo Madrid, Barcelona, Granada, Sevilha, etc, etc, etc.

Dentro de dias chegam os Savage Garden e lá vou eu de volta a Paris...

Medium - AXN

Nos próximos tempos estreia Medium no AXN. Patricia Arquette ganhou no domingo o prémio para melhor actriz em Drama. Talvez dê uma segunda oportunidade...

Supernatural - Premiere

Homem que é homem não tem medo de uma série de televisão......... Claro!!
Há uns dias copiei uma citação de um dos produtores desta série. Na mesma entrevista, o dito senhor aconselhava a não ver isto sozinho. Então não é que o excelentíssimo tinha razão?!
Os actores não são nada do outro mundo, pelo menos neste primeiro episódio. A história não traz nada de novo ao tema: uns fantasmas, Poltergeist, corpos que ardem pregados ao tecto. Enfim, um bom programa para toda a família.
Não creio que vá dedicar muito do meu tempo ao mundo do sobrenatural, mas de vez em quando talvez, para arrebitar.

Pequeno comentário machista : Um dia que seja assombrado, ao menos que a sorte me atribua Sarah Shahi.

Atiradas para o café

Devido a obras na escola, as crianças foram atiradas para o café.

in Telejornal, 20/09/05.

Atiradas?!? Mas que raio de jornalismo é este?! Isto dito por alguém que, há pouco tempo, se orgulhava de ser o único doutorado em jornalismo no País... Enfim.

segunda-feira, setembro 19, 2005

Grande querida

Haverá quem diga que só se é verdadeiramente português quando se pertence a um lobby. Se assim for, então hoje foi-me finalmente dada a nacionalidade. Esta grande querida fez questão de honrar esta Casa ao mencioná-la no seu blog. Pequena confidência : foi a minha primeira vez! Obrigado!

Sinceramente, não me lembro do primeiro dia em que vi o Sol de Londres, mas sei que se tornou num dos que me ilumina diariamente. Obrigado, Maria Lua.

Albano Afonso



E por agora me vou.
Fica uma fotografia de Albano Afonso que expôs recentemente na Casa d'Os Dias da Água, em Lisboa, durante o Lisboa Photo 2005. Não era esta a obra que eu queria mostrar, mas infelizmente fiquei sem tempo para procurar a imagem de uma instalação presente na exposição.

Change

Passou a ser servido : Change de Tracy Chapman

Emmy Awards - Magnólias

Foi pedido a todos os participantes na cerimónia que usassem uma magnólia como homenagem às vítimas do Furacão Katrina. Os americanos são bons nisto : caminhar ao longo da fronteira que separa a pura especulação sensacionalista da real preocupação com os outros.
As constantes referências à situação em New Orleans e aos soldados presentes no Iraque(Blythe Danner chegou mesmo a pedir explicitamente a retirada das tropas, algo impossível de acontecer nos Oscars, por exemplo) mostram a crescente tendência para tornar transparente a verdadeira carga política que a televisão e o cinema acumulam nos EUA.

Emmy Awards - Veronica Mars

O abdómen de Kristen Bell fica para a história como um dos melhores dos últimos tempos.

Emmy Awards - Trump & Mullally

O dueto Donald Trump e Megan Mullally fica para a história como um dos melhores duetos musicais dos últimos tempos.

Emmy Awards - Vencedores

As almôndegas não me deixaram divagar suficientemente sobre os nomeados, por isso restam-me os vencedores (n.a.:as almôndegas estavam divinais).
Não se pode dizer que tenha havido grandes novidades.

Na categoria de Drama acabou por ganhar Lost. Nada de novo.

Em Comédia, Everybody Loves Raymond venceu. Esta série nunca foi transmitida em Portugal(se não estou em erro, claro), mas foi sempre um grande sucesso nos EUA ao longo de 9 anos. Terminou em grande, e talvez isso tenha influenciado a votação. Humildemente admito que me enganei, sempre pensei que Desperate Housewives fosse a escolhida. O programa de Marc Cherry acabou por ficar com os prémios para Melhor Actriz em Comédia (Felicity Hoffman. Eu apostava em Marcia Cross)e Realização - Comédia. Um pouco aquém do esperado.

Sobre James Spader ter ganho o Emmy para Melhor Actor em Drama nada tenho a dizer, pois não vejo Boston Legal. O mesmo se aplica a Tony Shalhoub (Monk).

Vi o primeiro episódio de Medium quando estreou e não fiquei convencido. Nem com a série nem com a representação. Parece que alguém tem opinião diferente, já que Patricia Arquette foi escolhia como Melhor Actriz em Drama. Tenho as minhas dúvidas, mas enfim...

Entre os nomeados para Melhor Realizador - Drama, também me custou engolir a vitória de J.J. Abrams. Talvez seja uma análise algo parcial, mas o episódio de The West Wing que estava nomeado foi, de facto, um dos melhores que vi este ano, inclusivé em termos de realização.

Não me vou perder com todos os vencedores, por isso acabo com William Shatner. Quem diria que ele ainda mexe?! E pelos vistos mexe bem, porque acabou de ser escolhido para Melhor Actor Secundário em Drama.

Welcome, Tracy!

Ahhhh.. Chegou! Abençoada Amazon. Mesmo depois da FNAC ter diminuído o preço, continuou a ser mais barato vindo de fora. Quando acabar de o ouvir por completo, coloco uma faixa a tocar aqui em casa.

domingo, setembro 18, 2005

Emmy

E ainda faltam umas categorias, mas tenho de voltar para as almôndegas...

Emmy Awards - Comédia

Nomeados :
- Arrested Development
- Desperate Housewives
- Everybody Loves Raymond
- Scrubs
- Will & Grace

Mais uma vez, há uma série que eu não conheço (curiosamente dá em Portugal) : Arrested Development. Nunca vi. De qualquer maneira, Everybody Loves Raymond teve este ano a sua última época, acabando com um episódio que atingiu altos niveís de audiência. Mas com Desperate Housewives à mistura... É óbvio quem ganha!!=)

Emmy Awards - Drama

Nomeados :
- Deadwood
- Lost
- Six Feet Under
- West Wing
- 24

De todos só não conheço Deadwood, por isso o meu palpite limita-se aos restantes 4 concorrentes. Numa análise completamente parcial diria que The West Wing vence, mas duvido que isso aconteça. Para ser sincero, creio que o vencedor está na disputa Six Feet Under - Lost. SFU foi crescendo ao longo da trama, solidificando-se cada vez mais como série de culto. Lost teve uma primeira época extraordinária, principalmente graças a um guião que, não deixando de ser algo comercial, é também inovador.

Emmy Awards

Para quem gosta de televisão, hoje é um grande dia. 57ª entrega dos Emmy Awards! E chega em directo a Portugal via AXN! Já volto cá para falar dos nomeados. Agora tenho de ir enrolar as almôndegas...

sábado, setembro 17, 2005

Tracy Chapman

Como na FNAC me vendem o novo CD a mais 5€, nada como recorrer à boa e velha Amazon.co.uk.
17,13€ depois, o dito deve chegar lá para quarta ou quinta.

Volta que estás perdoada

O último post foi escrito às 13 horas. São agora 18.
Casa limpa e arrumada.

Danos :
- 1 dedo da mão entalado.
- 1 dor de costas que promete ficar no mínimo 2 dias. (a falta que um osso faz...)

Se a Matriarca não volta rapidamente a assumir o controlo da situação, meto baixa também, para ver se ela gosta!

Na lida da casa não há alegria...

Ainda não tive tempo para ver tudo o que deu esta semana. Só o episódio de Weeds e de American Dad. Falta-me Prison Break e a estreia de Supernatural. Algures durante a semana perdi o 2º episódio de Reunion... Acho que também não vou ver... Há que começar a seleccionar, porque o tempo escasseia.
De qualquer maneira, não tenho agora tempo para divagar sobre o vício, pois espera-me a lida da casa. Isto de ter a Matriarca em recuperação tem muito que se lhe diga...
Ladies and Gentlemen, as you know we have something special down here at Birdland this evening... A recording for Blue Note Records ...

Bom dia!


A manhã estática parada
Entre o Tejo azul e a Torre branca
que branca e barroca sobe das águas
Manhã acesa de silêncio e louvor
Na breve primavera violenta
Assim a minha vida era calma
De repente se tomou ânsia e saudade.


Sophia de Mello Breyner

quinta-feira, setembro 15, 2005

Debate Carmona-Carrilho

Carmona : Você não sabe o que é um projecto!
Carrilho : Você é que não sabe!
Carmona : Você é que não sabe!
Carrilho : Você é que não sabe!

Onde é que eu já ouvi isto?!
Ahhhhh....Gato Fedorento será?
- Jesus é o Senhor.
- Não, Jesus é o Senhor.
- Não, Jesus é o Senhor.
- Aiii.. Jesus é o Senhor.

Debate Carmona-Carrilho

Carmona : AH! Tu és tótó.
Carrilho : AH! Quem diz é quem é!!

Momento cómico da noite

Bom dia!

Hoje serve-se um dos melhores temas da nova season. Little Boxes de Malvina Reynolds que preenche a entrada de Weeds.
E agora me vou, que me espera o trânsito na auto-estrada...

quarta-feira, setembro 14, 2005

Visitas

Depois de uma tarde tentando perceber como dar música a esta Casa, contando sempre com a agradável ajuda do Blogger que deixou de funcionar a meio da tarde, venho aqui só para ouvir e deleitar-me com a minha conquista!

Para a história..

O dia de hoje ficará para a história como o dia em que A Casa Atrás do Sol comprou um rádio... Hoje serve-se Amy Winehouse - Help Yourself.

terça-feira, setembro 13, 2005

Supernatural - Premiere

Depois de ter sido lançado na internet o episódio piloto, numa arriscada campanha publicitária (não nos esqueçamos que hoje em dia existe uma forte tentativa por parte dos estúdios de impeder a partilha de vários formatos via internet), estreia hoje na televisão americana Supernatural.
Por agora não tenho tempo para escrever um pequeno resumo, limito-me a citar um produtor da WB :
This is the show that's designed to make it difficult to go to sleep that night after you watch it. If you watch it by yourself, you're in trouble, because you're going to be looking behind the door and your mind is going to be playing tricks on you a little bit. And that's just a delicious feeling.

Extras - Season 2

A BBC já deu ordem para ser filmada a segunda season de Extras, desta vez em parceria com a americana HBO que se juntou a este negócio mesmo antes de transmitir nos EUA a primeira, que só estreia a 25 de Setembro.

Sophia

Ao ler este post no Miss Pearls lembrei-me de Sophia : (a minha memória tende a associar palavras, e desta vez foi jardim...)

Devagar no Jardim

Devagar no jardim a noite poisa
E o bailado dos seus passos
Liberta a minha alma dos seus laços,
Como se de novo fosse criada cada coisa.

Sophia de Mello Breyner

Show me the money!!!!

Tracy Chapman


É hoje editado o último álbum de Tracy Chapman - Where You Live.
Já existem datas para a tourneé, que inclui cidades europeias... Bom, algumas cidades europeias. Para quando Lisboa?!

Yayoi Kusama

JPP colocou esta instalação de Yayoi Kusama no seu blog sem qualquer referência à artista, o que me levou a uma pesquisa no Google.
Não vou aqui escrever a sua biografia pois isso pode ser consultado em Yayoi-Kusama Official Site. Aconselho o visionamento do slide-show disponível na secção Biography, com especial atenção para as instalações "Dots Obsession" (1999) e "Endless Narcissus Show" (2001).


Para acompanhar este post escolhi "Narcissus Garden". Pelo que consegui perceber de leituras várias, esta foto não faz juz à dimensão desta instalação. São 1000 esferas espelhadas com cerca de 40 centímetros cada. Não consegui descobrir o ano de criação, mas talvez tenha nascido por volta de 2000 pela proximidade com "Endless Narcissus Show".

Pequeno comentário : Numa outra página li que Yayoi Kusama começou muito cedo na sua vida a alucinar com os pontos que hoje fazem a sua arte... Quem diria...

segunda-feira, setembro 12, 2005

Here we go again



Está oficialmente decretado o fim das férias...

domingo, setembro 11, 2005

Reunion - 1986

Será possível tanto lugar comum num só episódio? Será possível tanta falta de imaginação?
O enredo principal tem potencialidades. Partindo de um crime que acontece nos dias de hoje, acompanha-se os últimos 10 anos na vida de um grupo de amigos, para no fim saber quem matou quem. Isto, claro, se esta série tiver fim... Ou muito me engano, ou esta é daquelas que não chega a emitir o último episódio.
Vou, mesmo assim, dar o benefício da dúvida e ver o segundo episódio (o mais certo é daí não passar...).

Chuva


Hoje podia estar assim...

Onde quero estar...

terça-feira, setembro 06, 2005

Reunion

Esta semana, mais concretamente na quinta-feira, estreia Reunion. Estou curioso. Não faço prognósticos.

Extras

Nunca fui grande seguidor de The Office, mas desde que Nuno Markl aconselhou a série Extras, achei que devia ver. E que belo conselho, sim senhor.
Não é um humor fácil, como a maior parte das sitcom britânicas. Não sei sequer se pode ser considerada uma sitcom. Não tem um "main set" onde a maior parte da série se desenrola, não tem um conjunto fixo de personagens que se relacionam ao longo de todo um episódio, etc...
Nuno Markl refere o primeiro episódio, onde é convidado Ben Stiller. Eu faço referência ao 6º onde aparece um Patrick Stewart sedento de seios... Muito, muito engraçado!
Pequeno resumo : Rick Gervais considera-se um actor, mas não faz mais do que papéis como figurante, passando por vários filmes onde se cruza com grandes estrelas do cinema. Se não bastasse a qualidade de Rick Gervais, a estirpe dos convidados que preenchem cada episódio seria razão suficiente para seguir esta série!

Rome - Episódio 1

Mas o que é isto, pergunto eu?!
Começo pelo genérico da série que está muito, muito bem feito (pequena referência a Weeds : a música do início é imbatível). As figuras animadas tão muito engraçadas.
Sejamos sinceros : a história não tem nada de inovador, mas o ambiente, a reconstituição histórica, conseguem prender qualquer pessoa. Parece-me que a HBO conseguiu, mais uma vez, montar uma série de grande qualidade. Custa-me a crer, porém, que venha a ter grandes audiências (ainda não tive tempo para as consultar), pois não me parece o tipo de programa que prenda o grande público, principalmente com as novidades que se alinham para esta temporada.
De qualquer maneira, já há segundo episódio. Depois de o ver, construirei uma opinião mais sólida.

Prison Break

Depois de uns dias de intervalo por motivos festivaleiros (casamento do irmão no domingo... curar amostra de ressaca no dia seguinte) volto ao blog.
Acabei de ver os dois primeiros episódios de Prison Break. A meio do primeiro tudo aquilo me parecia um bocado estranho. Um homem que finge um assalto à mão armada de modo a ser preso na mesma instituição que o irmão, fazendo tudo parte de um plano mirabolante para o salvar... Pareceu-me que faltava um pouco de credibilidade à história. Mas rapidamente me apercebi que aquilo tem mais que se lhe diga - pequenos detalhes como o director da prisão se chamar Pope são ironicamente engraçados. E já para o fim do segundo episódio, aconselho atenção ao ecrã de televisão que aparece no lado direito da imagem quando as crianças brincam na sala... Súbtil mensagem.
Depois de ter visto ambos os episódios, comecei a enquadrar a série num ambiente muito "Código de Da Vinci", muito mistério, inclusivé acredito na existência de organizações secretas ali pelo meio... Aqueles planos dos anéis a meio do segundo episódio... Quer-me cá parecer que há ali história...
Ver-se-á...